O que é sinistralidade?

A sinistralidade é medida através de um índice, que relaciona as receitas com mensalidades, e as despesas, com benefícios, num determinado período. As despesas correspondem à soma de todos os valores com atendimento médico-hospitalar e odontológico proporcionado aos beneficiários, realizado na rede de prestadores médicos ou odontológicos próprios, credenciados ou referenciados, e por prestadores não integrantes da rede da operadora (nos planos de livre escolha, via reembolso de despesas pagas pelos beneficiários, conforme as condições contratuais).

Além das despesas com benefícios, as operadoras têm de pagar o pessoal empregado, os corretores independentes e os tributos. Nos planos individuais, a lei permite que a operadora aplique um reajuste de preços, de modo a recuperar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato, sujeito à autorização da ANS. Nos planos coletivos, esse mesmo objetivo pode ser atingido, independente de autorização da agência reguladora.

O reajuste assegura a continuidade do atendimento com manutenção da qualidade. Existe também o caso inverso: se a sinistralidade se apresenta muito baixa, é possível que ocorra um desconto nos prêmios para o próximo período.

Compartilhar

Solicite uma Cotação com Nossos Consultores

Localização

Seguro Saúde Online
Rua Santo Amaro, 71 conj. 06C
Bela Vista - SP
Tel : (11) 2514 –7575 / ( 11 ) 3107 – 7305 Whats App : (11) 99278-7382

Horário de Atendimento

Segunda-Sexta 8:30 ás 22:00
Sábados 9:30 ás 12:00
Domingo Fechado

Redes Sociais